Curso preparatório oferece formação prévia para futuro aprendiz
Desde 2000 a organização ABC Aprendiz, de Santo André (SP), realiza um curso de pré-aprendizagem. O objetivo é que o jovem ingresse nas formações teórica e prática mais preparado. “Dessa forma eles não entram tão crus nas empresas”, explica a coordenadora pedagógica, Érica Teixeira.
A diferença entre o curso preparatório e o Programa de Aprendizagem é que o primeiro não tem nenhuma relação com a Lei 10.097/2000. Além disso, o curso de pré-aprendizagem dura apenas seis meses. Disciplinas como informática, contabilidade, práticas administrativas e ralações humanas são ministradas nessa fase de preparação.
O curso conta desde junho com a presença de meninas, o que antes não havia por uma opção da instituição. Érica explica que era uma tradição da ABC Aprendiz formar somente garotos para o mercado de trabalho, porém viram a necessidade de se adaptar à situação atual do mercado de trabalho.
Segundo a coordenadora, o programa de aprendizagem, em técnicas administrativas, é intensivo e realizado junto com o trabalho nas empresas. Algumas das disciplinas são parecidas com as do curso preparatório, mas outras não, como tecnologia da informação, cidadania e diversidade cultural. Por ano a instituição forma cerca de 240 adolescentes e jovens.
A ABC Aprendiz nasceu em 1962 e é administrado pelo Rotary Club Santo André.